Na última Prática de Laboratório para a primeira prova prática da NP1, o conteúdo abordado é sobre a estrutura do DNA e suas consequências.
O objetivo geral é compreender a estrutura do DNA, relacionando-se com mutações decorrentes de erros no emparelhamento dos cromossomos durante a fecundaçao resultando em sintomas correlacionados ao número de cromossomos.
Mas o que são mutações?
Em biologia, são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Elas podem ser causadas por erros de cópia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus.
Mas o que são mutações?
Em biologia, são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Elas podem ser causadas por erros de cópia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus.
DNA: possui uma dupla fita de nucleotídeos em formato de hélice, que são unidas por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas; essas fitas são antiparalelas e inversas (Fita 3' e Fita 5' > fosfato se liga a pentose no carbono 3; fosfato se liga a pentose no carbono 5 ); ele faz parte das biomoléculas que nos formam (ácidos nucleicos); nele só 2% possui as características que nos formam, essas porções são chamadas de genes, o resto são características não lidas, chamadas DNA Lixo.
Gene: pedaço do DNA que se refere a uma característica.
Nucleotídeo: são os constituintes do DNA, formados por um grupo fosfato, um açúcar (pentose ou desoxirribose) e uma base nitrogenada.
Base nitrogenada: podem ser Adenina (purina) que se liga com a Timina (piramidina), Guanina (purina) que se liga com a Citosina (piramidina).
Observação para auxiliar na associação: Agnaldo Timóteo, Gal Costa.
Observação para auxiliar na associação: Agnaldo Timóteo, Gal Costa.
Ciclo Celular: G1, S (fase de cópia), G2 e divisão (onde o DNA está bem dobrado/enrolado, para facilitar a divisão).
Ligação fosfodiéster: é uma ligação forte que liga as moléculas de fosfato do DNA, mantendo a fita íntegra.
Ponte de hidrogênio: não é uma ligação forte e sim uma atração entre as bases nitrogenadas (A, T, G, C).
Pedaços de DNA: possuímos 46, pois é equivalente aos cromossomos, que possuímos 46.
Aminoácido: a cada 3 letras (nucleotídeo), será formado uma aminoácido distinto.
Tradução: a proteína é montada com a formação de aminoácidos.
Transcrição: ocorre apenas nos genes; é a cópia de apenas um pedaço que se está interessado; o Dna é transcrito com sua respectiva letra, por isso imagina-se que o RNA é diferente, porém não, a informação presente neles é a mesma.
Mutação: alteração das letras; nem toda mutação é ruim; traz prejuízos quando atinge a região do gene; são erros nas bases.
Síndrome: gerada quando ocorrem erros na meiose; é necessário saber o número de cromossomos, se o indivíduo é do sexo feminino ou masculino e onde está ocorrendo a alteração; Exemplo: 47, xxy (+23), masculino; 45, xo, feminino; 46, xy / 46, xx, feminino.
Cariótipo: conjunto de cromossomos ou a constante cromossômica diploide (2n) das células somáticas de um organismo; ele pode ser representado por meio de imagens de cromossomos, que é o cariograma. Existe uma notação padrão para os cariótipos, que consiste em número (representando o número de cromossomos), os cromossomos sexuais, seguido (opcionalmente) de anomalias cromossômicas.
Instruções
1. Conte o número de cromossomos no cariótipo, exceto os cromossomos sexuais, que são os últimos dois do conjunto. Escreva esse número. Em um humano normal, esse número é 46.
2. Analise os cromossomos sexuais, determinando se eles são "XX" ou "XY". Se eles forem "XX", o indivíduo é uma fêmea, e se forem "XY", o indivíduo é um macho. Escreva essa combinação próxima ao número após a vírgula. Em uma mulher normal, a notação será "46, XX".
3. Procure por irregularidades no cariótipo. Se o cariótipo tem um cromossomo 21 extra, escreva "47, XX, +21, trissomia do 21", indicando que o sujeito é uma mulher, com 47 cromossomos, sendo que o extra é o do 21°. Ter três cromossomos iguais, ao invés de um par, é chamado "Trissomia". Se existe um cromossomo sexual extra, escreva 47, e então os cromossomos sexuais, por exemplo "47, XXX".
* O RNA ao invés de Timina, ele possui a Uracila.
* O DNA só guarda informações.
* O RNA é apenas o mensageiro das informações.
* As proteínas são as verdadeiras responsáveis pelas características, sendo formadas pelos aminoácidos.
* Hidrofobia das bases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário